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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Alta Performance gráfica (parte 2) Crossfire

Alem do SLI usando placas gráficas Geforce, podemos configurar também o Crossfire usando placas gráfica Radeon da ATI.

O funcionamento básico é o mesmo, 2 ou mais placas de vídeo, a única diferença é a possibilidade de criar o "hybrid-crossfire" que possibilita somar a potencia da placa de vídeo off-board e da on-board em um modo parecido com o SFR do SLI (divisão de quadros). Mas você deve estar se perguntando: Como podem trabalhar juntas dividindo os quadros se a placa on-board é mais lenta? Logo a metade que for reinderizada pela placa de video mais lenta vai acabar depois.





 Neste caso, o hybrid-crossfire executa o "dynamic load balancing" (balanceamento de carga dinâmico) que divide a tela com uma menor parte da tela para o video onboard e uma maior parte para a placa off-board.

Outro modo usando placas de vídeo iuais chama-se SuperTiling: Neste modo a tela é dividida em várias pequenos quadrados (ou “azulejos”), cada um medindo 32x32 pixels, e cada placa de vídeo é responsável por tratar parte dos quadrados disponíveis.
O balanceamento de carga é também usado no modo Super Tiling, portanto a placa de vídeo mais rápida receberá mais quadrados para renderizar do que a placa mais lenta se você estiver usando duas placas de vídeo.

Scissors (Tesoura): Este modo é similar ao modo SFR (Renderização por Divisão de Quadros) do SLI, mas como você pode ter duas placas de vídeo diferentes no CrossFire, a placa de vídeo mais rápida terminaria sua metade mais rapidamente e teria de esperar pela placa mais lenta terminar seu trabalho para então prosseguir para o próximo quadro.

Tanto o SLI quanto o crossfire, permite configurar o Anti-Aliasing, que torna as imagens mais realistas e menos "quadriculadas" conforme imagem abaixo:




Espero ter ajudado a "clarear" as duvidas sobre crossfire, se gostaram, comentem!!!!

sábado, 12 de novembro de 2011

Alta performance gráfica (SLI e crossfire)

SLI ou Crossfire são tecnologias para melhorar a performance da placa de vídeo instalando 2 ou mais placas.
Mas antes do artigo, precisamos conhecer alguns termos que serão usados neste artigo:
  • Frame: Todos os vídeos que vemos no computador são uma sequência de imagens estáticas como fotos, que exibidas rápidamente (acima de 27 ciclos por segundo que é o limite de velolcidade que podemos enxergar) nos dá a sensação de vídeo. Cada uma destas fotos ou quadros, são chamados de frames.
  • Reinderizar: é o processo de construção dos frames que estão armazenados na memória da placa de vídeo.
  • Conceitos básicos de placa de vídeo: Leia o artigo relacionado clicando aqui.
             O SLI (placas da NVIDIA)
Para configurar um computador para rodar em SLI, precisamos de uma placa-mãe que dê suporte a SLI, estas vem com 2, 3 ou 4 slots PCI-express, e também 2, 3 ou 4 placas de vídeo da Geforce compatíveis com SLI.




             MODOS DE SLI:
  • Modo SFR
SFR (Split Frame Rendering ou Renderização por Divisão de Quadros), onde cada frame é dividido em dois e cada metade é enviada para uma placa de vídeo diferente para ser processado. Este é o modo usado pela configuração SLI usando duas placas de vídeo

  • Modo AFR
AFR (Alternate Frame Rendering ou Renderização Alternada de Quadros), onde cada placa de vídeo processa um quadro inteiro, mas enquanto um adaptador gráfico está processando o frame atual, o outro adaptador já está renderizando o próximo frame, portanto quando o primeiro frame é enviado, o segundo já está renderizado ou praticamente renderizado. Logo a cada frame exibido, os proximos 2 já estão prontos para serem exibidos. Este é o modo usado pelo SLI de três vias.


  • Modo AFR de SFR
        AFR de SFR, que é usado no sistema Quad SLI. Aqui dois chips gráficos processam o primeiro quadro no modo SFR enquanto os dois outros chips estão processando o próximo quadro também no modo SFR.




Aguarde a semana que vem o artigo sobre crossfire.




Se gostaram comentem!!!!!!!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como funcionam as placas de vídeo?

As placas de vídeo ou adaptador gráfico é muito mais importante do que se imagina, especialmente com a complexibilidade dos gráficos de jogos e outras aplicações.
O adaptador gráfico é composto por 4 itens principais, são eles:



GPU ou Graphic Processor Unit:
Unidade de processamento gráfico, responsável pela reinderização de imagens e vídeos que estão na memória dedicada. Alguns modelos de placas de vídeo já vem com multi-processor (vários processadores).
Alem do "GPU clock" (velocidade do procesasdor gráfico) devemos verificar também a taxa de bits, uma boa placa de vídeo deve ter no mínimo 128 bits de GPU, mas para uma alta performance para jogos, deve ter 256 Bits ou mais.
 Para se ter uma idéia, uma placa de 256MB de memória dedicada e 256 Bits de GPU, tem uma performance melhor do que uma placa de 512MB de memória dedicada e 64 Bits de GPU, ou seja, memória dedicada não é tudo!

Memória dedicada:
A memória dedicada é onde ficam armazenadas as informações antes do GPU reinderizar o vídeo (ou construir as telas). A quantidade de memória dedicada está diretamente relacionada a performance da placa de vídeo e a quantidade de cores simultânes. Uma boa placa de vídeo teve ter 512MB ou mais de memória dedicada. Atualmente, as melhores memórias dedicadas são GDDR - 5, embora versões um pouco mais antigas ainda são encontradas no mercado.

VGA Bios;
Todo processador depende de um software para funcionar, da mesma forma que o computador precisa do Windows por exemplo, Na VGA Bios estão as configurações de funcionamento da placa de vídeo

Capacitores:
Usados para filtrar a corrente elétrica que alimenta o GPU, uma boa placa de vídeo deve ter capacitores sólidos, que são melhores por suportar mais temperatura.

Outro item interessante, é a possibilidade de instalar 2 ou mais placas de vídeo na mesma placa-mãe para somar potência, este recurso é chamado de Cross-fire (placas de Ati) ou SLI (ge-force), mas este é um assunto para outro artigo.

Espero que tenha "clareado" um pouco das dúvidas sobre placas de vídeo.
Leia também meu artigo sobre SLI clicando aqui.
Gostaram? Então deixem um comentário!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Componentes de configuração do Windows

Msconfig
No msconfig podemos configurar a inicialização do Windows.
Para entrar no msconfig, digite no “executar”

O msconfig é composto por várias abas:


·        Geral: Apresenta a forma de inicialização, que deve estar como “normal”, qualquer alteração no msconfig, automaticamente o tipo de inicialização ficará “seletiva”, a inicialização de diagnósticos, abrirá somente o sistema básico (modo de segurança), onde o Windows inicia ignorando seus drivers e programas de inicialização automática.
·        Inicialização do sistema: configura o sistema operacional padrão a ser iniciado, este recurso só será útil caso o computador tenha 2 ou mais versões do Windows instalado, em configurações avançadas, podemos definir o numero de processadores que devem ser habilitados, tamanho máximo de memória a ser habilitada e portas usadas em depuração, dificilmente utilizaremos estas configurações.


·        Serviços: esta aba apresenta os serviços do Windows a serem inicializados automáticamente, entre estes serviços, encontramos temas, áudio do Windows e outros serviços, não que sejam vitais para o fuincionamento do Windows, mas se desmarca-los, vários programas poderão não funcionar corretamente, porem, desmarcando os desnecessários, podemos reduzir o usu de memória do sistema.
 
·        Inicialização de programas: neste item, podemos definir quais programas serão iniciados automaticamente junto com o Windows. Por uma questão de performance, recomendo desmarcar todos exceto o antivírus, porém ao desmarca-lo, a aba “geral” aparecerá “inicialização seletiva, não que isso represente um problema, mas obrigará a abertura do editor de registro (regedit) do Windows para remover da lista os itens desmarcados que se encontram nas chaves “hkey_local_machine” > “Microsoft” > “Windows” > “Shared tools” > “msconfig” > “startup folder” e “startupreg”, basta remover as sub chaves (somente o conteúdo) das duas ultimas chaves citadas para o sistema voltar para inicialização normal.

·        Ferramentas: No Windows Vista e XP, podemos encontrar nesta aba várias ferramentas como o prompt de comandos, restauração do sistema, visualizador de eventos, nada que não encontramos em outros lugares do Windows.

Gerenciador do computador

Para acessá-lo podemos clicar com o botão direito sobre o ícone “computador” e em seguida em gerenciar, ou digitar “compmgmt.msc” no executar


Todos os itens principais encontram-se na parte lateral esquerda, e os sub-itens aparecem na área branca à direita.

·        Visualizador de eventos: apresenta todos os eventos relacionados no sistema  ocorridos no computador, como atualizações, travamentos de programas entre outros, na parte lateral direita, podemos filtrar estes eventos clicando em “criar modo de exibição” e selecionando somente os erros por exemplo. Para que seja mostrado detalhes sobre os eventos, de um dulpo-clique sobre os eventos, onde aparecerão mais detalhes e até possíveis maneiras de corrigir.

·        Pastas compartilhadas: podemos visualizar e configurar as pastas compartilhadas no computador local, clicando em sessões, podemos verificar quais computadores estão conectados no momento e quais arquivos estão abertos em computadores remotos, podemos fechar estes arquivos clicando com o botão direito.

·        Arquivos abertos, mostra os arquivos que forma abertos dentro do compartilhamento, apresentando informações de quem acessou.

·        Usuários e computadores locais: neste item podemos adicionar, remover e configurar usuários no sistema, configurações como mudar data de expiração da senha ou até configurar nova senha para qualquer usuário (clicando com o botão direito sobre o usuário), desde que você seja administrador do computador.

·        Desempenho: podemos visualizar o desempenho do computador, uso de processador, memória, discos e rede, estes valores podem ser uteis para fazer um “up-grade”, substituindo o hardware que está perto do limite máximo de uso por um mais potente. Dentro de Desempenho (Windows Seven), clique em “abrir monitor de recursos” para que sejam apresentados gráficos do uso dos componentes.

·        Gerenciador de dispositivos: Podemos visualizar os itens de hardware instalados

·        Gerenciamento de disco: Nos Windows Vista e Seven é possível trocar a letra da unidade lógica (D:, E: etc) alem de particionar e redimensionar os discos. Outro recurso importante do Gerenciamento de discos, é a possibilidade de estender discos, podendo então somar 2 discos para que funcionem como um único. Exemplo: dois discos de 250GB funcionando como um único de 500GB ou criar um espelhamento simples, onde todos os dados serão gravados simultaneamente em 2 discos, melhorando a segurança contra falhas de hardware

·        Serviços: são os mesmos serviços encontrados no “serviços” do msconfig, porem não configuramos somente a inicialização, mas podemos inicializa-los e finaliza-los



REGEDIT (editore de registro)

O registro do Windows é um conjunto de parâmetros de funcionamento do Sistema operacional, é a partir deste registro que o Windows configura o seu funcionamento, isso inclui dimensões e cores da área de trabalho, configurações personalizadas de cada usuário, programas instalados, hardware instalado etc.

Todas as vezes que iniciamos o Windows, todo registro é lido para que a partir dele seja “montado” o Windows de acordo com as configurações definidas pelo usuário, para que os programas funcionem corretamente entre outros parâmetros.

Cada programa que é instalado no Windows, são criadas várias chaves novas no registro, geralmente, ao desinstalar um programa, nem todas as chaves do registro são removidas, criando ”entulho” no Windows, tornando-o mais lento durante o boot e fazendo com que alguns programas não funcionem corretamente.

A alteração do registro do Windows é extremamente complexa, uma vez que pode chegar a ter 350 mil itens, para isto, existem vários programas na internet que podem ser usados para a limpeza do registro.

Para acessar o registro do Windows, digite no executar: “regedit”



·        HKEY_CLASSES_ROOT: basicamente, está nesta chave, os tipos de arquivos suportados pelo Windows e os respectivos programas para abri-los, no exemplo abaixo, mostra o arquivo tipo “.docx”, e o respectivo programa usado para abri-lo, no caso o Word

 

·        HKEY_CURRENT_USER: Este item contem informações sobre o usário eu está usando o computador no momento, entre as muitas configurações, encontramos o valor de registro onde está configurado a área de trabalho, perceba que aparece a configuração do papel de parede (wallpaper)

 




·        HKEY_LOCAL_MACHINE: Neste item podemos visualizar os componentes instalados, incluindo software e hardware, ou seja, tudo relacionado ao computador local, note que na figura abaixo, a direita, aparecem os editores dos programas instalados e especificamente selecionado o navegador Firefox

 

 

·        HKEY_USERS: Neste item, estão as configurações pessoais de todos os usuários cadastrados no sistema, é a partir desta chave que a chave HKEY_CURRENTE_USER é criada, ou seja, ao carregar o Windows até a tela de logon, todas as chaves já foram processadas exceto a HKEY_CURRENTE_USER, que só é criada após o usuário escolher o usuário e digitar a senha.Não é possivel visualizar as configurações pessoais de todos os usuário à partir deste item, seria falta de segurança e privacidade.





·        HKEY_CURRENT_CONFIG: Este item contem configurações sobre o sistema atual, sobre softwares e sistema, é a menor chave do registro

 

Dicas para configurar o registro:

A maioria dos usuários que alteram o registro do Windows são com o objetivo de melhorar a performance do computador, porem, nenhumas desta configurações tem um resultado significativo, para isso, pesquise na internet “dicas para configurar o registro do Windows” que vários tutoriais aparecerão.

Vamos apresentar algumas dicas:

·        Programas que incializam automaticamente:

Abra as chaves: hkey_local_machine  > software > Microsoft > Windows > current version > run

Dentro destas chaves aparecem os programas de inicialização automática, que nem sempre aparecem no msconfig (explicado anteriormente), se remover os valores desta chave (valores aparecem do lado direito da tela) os progrmas não inicializarão mais automaticamente, recomendo remover todos exceto o antivírus.

·        Atraso de abertura do menu iniciar:

Abra as chaves hkey_current_user > Control Panel > Desktop. Procure pelo valor que aparecerá exatamente assim “MenuShowDelay”, dê um duplo-clique sobre este item e mude o valor de 400 para 0, isso fará seu menu iniciar abrir mais rapidamante.

Para Localizar um item específico no registro, use CTRL + F e digite a palavra-chave da pesquisa, exemplo, o “executar” do menu iniciar cria um histórico de comandos digitados que não podem ser apagados, como este histórico diz respeito ao usuário que está “logado” no momento, então esta configuração só pode estar em HKEY_CURRENT_USER, selecione esta chave, pressione CTRL + F e digite um dos itens que aparecem no histórico do iniciar, note que aparecerá uma chave chamada RUNRMU, cujo os valores são exatamente iguais aos que aparecem no executar do menu iniciar:

Se você remover  os valores desta chave, o histórico do executar desaparecerá.

Agora, conhecendo estes itens, ficará mais fácil executar correções nos seus computadores.
Obrigado pela leitura.

André Silvertone

 

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