Pesquisar por palavra-chave:

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O que são processadores CISC e RISC?


Conhecendo os processadores (parte 2)

Assunto que causa muita dúvida nos estudantes de hardware, CISC e RISC são tipos diferentes de arquiteturas de processador, a principal diferença está nos tipos de intruções, mas o que são instruções?
Instruções são usadas pelos processadores para tratar uma determinada informação, ou seja, o processador pode fazer cálculos matemáticos, mas na maioria das vezes estas instruções não são usadas, a não ser que você esteja fazendo uma conta na calculadora ou uma planilha de cálculos no Excel, a maior parte do tempo, o processador é usado para abrir e fechar programas, compactar arquivos, salvar dados no disco que são as instruções usadas com mais frequência.
Processadores baseados arquitetura CISC tem um conjunto de instruções complexas (Complex Instruction Set Computer) enquanto o RISC trabalha com um conjunto de instruções reduzidas (Reduced Instruction Set Computer )


  • diferenças na prática:

Ao contrário dos complexos CISC, os processadores RISC são capazes de executar apenas algumas  instruções simples. Justamente por isso, os chips baseados nesta arquitetura são mais simples e muito mais baratos. Outra vantagem dos processadores RISC, é que, por terem um menor número de circuitos internos, podem operar em velocidades mais altas.
Apesar de um processador CISC ser capaz de executar centenas de instruções diferentes, apenas algumas são usadas freqüentemente em computadores comuns domésticos ou profissionais, então foi criado um processador otimizado para executar apenas estas instruções simples que são usadas mais freqüentemente.  este é o RISC.
Em conjunto com um software adequado, este processador seria capaz de desempenhar quase todas as funções de um processador CISC, acabando por compensar suas limitações com uma maior velocidade de processamento.
Atualmente encontramos processadores com arquiteturas híbridas, que são processadores RISC com poucos recursos CISC incorporados.



Como os novos processadores da INTEL e da AMD

Abaixo 2 fotos de núcleo de processadores

Intel Dual Core

AMD Six Core

Obrigado aos leitores pela visita!

           Leia a parte 1 do artigo sobre processadores clicando aqui
           Leia a parte 3 do artigo sobre processadores clicando aqui

7 comentários:

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html