Pesquisar por palavra-chave:

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Erros durante a instalação do Windows

Instalar Windows é fácil, porem alguns erros comuns durante a instalação podem acontecer dando dor de cabeça oas técnicos. Neste tutorial, vou abordar os erros mais comuns durante a instalação do Windows.
Boa leitura.

  • Erro ao copiar arquivo na instalação do Windows
Erro bastante comum que geralmete é ocasionado por falha no CD de instalação ou leitor de CD, neste caso, retire o CD, limpe-o com um pano macio e tente novamente copiar o arquivo, para isso, não é necessário reiniciar a instalação, basta abrir a gaveta do CD-ROM e após a limpeza da mídia, inserir o CD novamente e pressionar <enter>. Em último caso, use outro CD de instalação.
Alguns arquivos podem ser ignorados durante a instalação pressionando <esc>, arquivos como .jpg, .hlp não fazem tanta falta ao sistema, entretando arquivos .dll ou .exe podem fazer muita falta, recomendo não ignora-los.
A memória também pode acarretar este tipo de problema, pois o arquivo antes de ser copiado no hd, ele é descompactado na memória, caso limpar o CD não tenha adiantado, desligue o computador, remova as memórias e limpe os contatos com uma borracha, e em ultimo caso, substitua a memória, ou ainda remova uma das memórias (caso tenha 2 ou mais) e teste novamente até encontrar a memória com defeito.
Outro componente também pode causar problemas durante a cópia de arquivos, o Disco Rígido ou HD, defeitos em trilhas e setores no disco podem não aceitar que arquivos sejam copiados, neste caso, reinicie a instalação mas escolha a opção "formatar usando NTFS" mas não escolha o modo rápido, uma formatação completa pode corrigir este problema.

  • Travamento  durante a instalação (computador congela)
Outro problema causado por falhas na memória, desligue o computador, remova as memórias e limpe os contadot com borracha, seguindo os mesmos passos do defeito anterior.
Super-aquecimento pode causar travamento durante a instalação, abra o computador e verifique se as ventoinhas estão rodando normalmente, desobstrua as passagens de ar que geralemente são obstruídas por poeira, lubrifique o eixo sa ventoinhas (da fonte e do processador). Verifique também se os capacitores da placa-mãe não estão estufados, caso esteja, a placa-mãe deve ser substituída ou reparada.

  • Travamento durante o processo de formatação (não durante cópia de arquivos)
Verifique o durante a formatação, se o hd faz barulhos intermitentes como tec... tec... tec... caso isto esteja acontecendo, é um defeito comum do disco comnhecido como "batendo-cabeça" e infelizmente só pode ser resolvido substituindo o HD.

  • Tela azul logo no primeiro boot (primeira vez que o Windows é iniciado)
Geralmente esta tela-azul exibe a mensagem "unmontable boot volume", e ainda bem que não é tão dificil de resolver. No Windows XP, inicie usando o CD de instalação como se fosse re-instalar novamente, até a tela onde aparecerá a opção "pressione R para o console de recuperação". pressione R, aguarde até que o prompt de comandos apareça, selecione a instalação que deseja reparar (geralmente pressionando a tecla "1" ) caso tenha criado uma senha de administrador, esta senha será requerida.
Digite em seguida os dois seguintes comandos:
fixboot <pressione enter>
fixmbr <pressione enter>
Estes comandos corrigirá a MBR (master boot record) e os arquivos de inicialização, reinicie o computador e problema corrigido.

 Caso aconteça qualquer defeito que não esteja relacionado neste artigo, deixe um comentário!!

Obrigado e até o proximo artigo.


3 comentários:

  1. Não consigo instalar pois ele sempre diz que não esta no formato nessesario. Ja tentei trocar de HD (usei 4 já) tentei usar cd, dvd e pendrive. Nada funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já trocou o HD, a mídia de instalação e tudo? neste caso é zica do pântano! rsrsrsr

      Mas falando sério agora, vc usava uma versão do Windows quer migrar pra outra e provavelmente é um notebook acertei??

      Alguns modelos de notebook vem com uma espécie de bloqueio que não permite mudar de versão do Windows (de Windows Vista para Windows 7 por exemplo) neste caso é necessário usar algumas ferramentas para limpeza total do disco, recomendaria usar alguma ferramenta de "formatação de baixo nível (ou low-level format) porém em alguns casos consegue instalar outra versão mas acaba dando problemas para encontrar drivers de dispositivos que não existem para a versão atual do S.O.
      Você já tentou usar a mesma versão do Windows?

      Excluir
  2. valeu professor pelas dicas dada tem sido muito útil no nosso dia a dia de técnico de pcs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html