Pesquisar por palavra-chave:

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Conhecendo o HD do seu computador (parte 3)

Para entender melhor este artigo, recomendo a leitura dos dois artigos anteriores:
Conhecendo o HD do seu computador (parte 1)
Conhecendo o HD do seu computador (parte 2)

Introdução
Esta parte do artigo, tratarei de assuntos de consertos de HD, embora pouca coisa pode ser feito dependendo do tipo de defeito.
Quedas por exemplo podemcausar danos irreversíveis, pois o impacto da cabeça de leitura no disco pode danificar a superfície do mesmo, causando um pequeno "buraco" no disco, e cada vez que a cabeça de leitura passa sobre este buraco, espalha material magnético no disco destruindo dados, este problema pode aparecer imediatamente após a queda do disco como pode levar algum tempo até que o problema se agrave.

cabeça de leitura/gravação


Substituição da placa lógica:

 è possivel substituir uma placa lógica danificada por outra, porem as placas devem ser idênticas, pois outros modelos tem encaixes diferentes e o firmware não é o adequado para o disco.
a substituição é simples, remove-se a placa antiga, lembrando de tomar muito cuidado com o manuseio da placa, geralmente a placa lógica do HD tem pouquíssimos parafusos (6 parafusos), Após remover a placa danificada, limpe bem os contatos entre a placa e o HD, somente depois coloque a placa lógica boa.

                                                           contato da placa lógica

Recuperação de dados
Este assunto já foi abordado em um artigo anterior, leia este artigo clicando aqui


Manutenção interna do HD
Substituir disco ou braço da cabeça de leitura é possivel, mas exige um láboratório especial pra isso, livre de poeira ou qualquer outra cois que possa danificar o disco, não sendo possível fazer isso em casa, mas se quizer tentar boa sorte :-)

O maior problema em manutenção de HD é encontrar as peças de reposição, geralmente só em "dsesmanches" de computadores, uma dica é procurar na internet.

Obrigado pela visita ao meu blog e volte sempre, um abraço

Um comentário:

  1. Professor, estou procurando a muito tempo, e não encontro solução. Gostaria de saber, se voce sabe como forçar através de fechamento de algum contato na placa do HD, de modo que o motor dele gire continuamente sem parar. O HD está aberto, e foi retirado a cabeça de gravação, etc. Ele será usado para outra finalidade. Pode me ajudar? Ja tentei varias dicas de fechamentos nos pinos de dados, etc. mas não funciona. Preciso é fazer algum fechamento entre contatos na placa lógica dele.
    Desde já fico-lhe agradecido.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html