Pesquisar por palavra-chave:

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Conhecendo o HD do computador (parte 2)

Para entender melhor este artigo, recomendo a leitura do artigo anterior sobre hd´s clicando aqui.
Agora que já conhecemos externamente o HD, fica mais fácil conhecer o seu funcionamento interno.
Na imagem ao lado podemos ver as peças internas, quase todas mecânicas, a parte eletronica fica na parte de baixo do disco.
Não devemos abrir um HD para manutenções internas, isso exige um ambiente de laboratório, pois qualquer poeira pode fazer um estrago no disco.





Na imagem ao lado, a placa-lógica do HD e seus principais componentes. O Buffer é uma memória de armazenamento temporário, as informações passam por ela antes de serem enviadas para a placa-mãe. O processador tem a função de coordenar o funcionamento interno do HD, localizando no disco a informação desejada ou gravando uma informação no disco. O Chip do firmware aramzana um software essencial para o processador funcionar corretamente, alguns discos possuem um software chamado SMART, que identificam pequenas falhas no disco e informa ao proprietário para executar backup dos dados antes que esta pequena falha se tranforme em um grande problema onde todos os dados podem ser perdidos.

O HD como outros componentes do computador vem com muitas especificações, capacidade, rotação, tamanho da cache etc. Vamos conhece-los:

Capacidade (capacity): Quantidade de informações que podem ser armazenadas no disco em Mega Bytes, HD´s atuais devem ter mais de 350 GB, alguns modelos chegam a 3 TeraaBytes (3072 GB)

Rotação: (ratation) A velocidade que o disco roda, quanto maior a velocidade, os dados serão encontrados mais rapidamente,  maioria dos modelos fim entre 6500 rpm e 10.000 rpm (rotações por minuto)

Taxa de tranferencia interna: (internal tranfer hate), ou seja a velocidade que os dados são lidos e tranferidos para o cache interno do disco.

Taxa de tranferencia externa (external tranfer hate), velocidade que o HD envia informações para a placa-mãe apartir da interface, medido em Mbps (megabit por segundo)

Os dados são gravados magneticamente no disco em Clusters ou unidades de alocação, estas unidades de alocação são o resultado do encontro das trilhas e setores conforme imagem abaixo


Na imagem existem poucas trilhas e setores, mas na verdade, são milhares de trilhas e setores, dando origem a milhões de clusters. Cada cluster tem diversos tamanhos de acordo com a formatação, mas na maioria dos casos cada cluster pode armazenar 4096 bytes, um mesmo arquivo pode ocupar vários cluster, outros arquivos podem ocupar uma pequena parte do cluster, mas nunca dois arquivos no mesmo cluster.

Uma pergunta bastante frequente: É possivel recuperar dados de um HD? Sim, é possivel dependendo do defeito, um defeito físico no disco como um risco por exemplo tornar parte das informações ilegíveis, porem um defeito na placa lógica podemos recuperar substituindo a placa por outra igual. Ate mesmo informações de HD formatados e arquivos deletatos são recuperáveis conforme explico neste artigo clicando aqui.

Continue aprendendo sobre HD´s CLIQUE AQUI para a parte 3 deste artigo




  





Um comentário:

  1. oh isso é legal eu tenho um código de créditos IMVU absolutamente livre! Confira http://imvucreditsgenerator.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html