Pesquisar por palavra-chave:

domingo, 2 de outubro de 2011

Corrigindo defeitos de hardware parte 3 (tela azul)

Qualquer usuário do Windows viu ao menos uma vez a tela-azul do Windows, que ocorre devido diversos erros possíveis, muitos acreditam ser apenas erros de memória, mas este erro ocorre ate mesmo em defeitos de software,logo cada tela-azul tem uma correção adequada.
Neste artigo, pretendo mostrar muitos erros de tela-azul e suas possíveis correções.
Primeiramente, temos que entender que este erro, que nos segue desde o Windows 95, não pode ser visto como "um grande problema do Windows" ou dizer " a Micosoft nunca vai reparar este erro", pois todos os sistemas operacionais estão sujeitos a travamentos, muitos me perguntam se o Linux por exemplo, apresenta este erro de tela-azul, bom, tela-azul não, mas tambem trava com erros tipo "kernel panic". Isto ocorre porque o Windows foi projetado para trabalhar da forma "mais genérica possivel" pra ser compatível com vários tipos de hardware existentes no mercado, não é como o Leopard da Apple que foi desenvolvido para operar em computadores projetados por eles mesmos, logo é muito mais sujeito a erros. É diferente projetar um sistema operacional que rode em qualquer computador, do que desenvolver um sistema sob medida para um hardware específico como e o caso do Leopard da Apple, sua superioridade se explica em sua forma de fabricar.
Então vamos lá.

Verifique o nome do erro como apresentado na imagem a seguir:


Erros mais comuns:
BAD_POOL_CALLER
Este erro do Windows está relacionado a placa de vídeo, problemas com incompatibilidade de driver com o sistema operacional ou defeitos físicos, Atualize o driver ou em ultimo caso, substitua a placa de vídeo.

KERNEL_DATA_INPAGE_ERROR
indica que uma página solicitada do arquivo de paginação não pôde ser lido na memória.
 Esta mensagem de parada geralmente é causado por um bloco danificado (setor) em um arquivo de paginação, um vírus, um erro de controlador de disco, ou RAM falhando.
Execute o scanner do antivirus, verifique a integridade dos arquivos no disco com o comando CHKDSK /F no prompt de comandos, ou uma re-instalação do Windows pode resolver o problema.

UNMONTABLE_BOOT_VOLUME
unmountable_boot_volume é um erro no setor de inicialização do disco, pode ter sido causado por um desligamento inadequado por exemplo. É facilmente corrigido:
Inicie o computador com o cd de instalação do Windows, durante o início da instalação (no caso do XP), aparece a opção "pressione R para o console de recuperação" (a senha de administrador será requerida).
execute o comando CHKDSK /F, caso o problema continue, inicie novamente o instalador do Windows, entre novamente no console de recuperação e execute os comandos:
FIXBOOT (pressione Y para confirmar)
em seguida
FIXMBR (pressione Y para confirmar)
Seu Windows iniciará normalmente após isso.

PAGE_FAUL_IN_NONPAGED_AREA
Esse problema ocorre porque o driver Mup.sys supõe que deve haver no máximo três drivers de filtro de sistema de arquivos em execução ao mesmo tempo. O driver Mup.sys manipula solicitações de E/s de arquivos de sistema de arquivos distribuídos (DFS). Se houver quatro ou mais drivers de filtro do sistema de arquivos, E/s solicitação pacote (IRP) local de buffer que pre-allocated por Mup.sys será estouro. Quando isso ocorre, você recebe o erro Stop descrita na sintomas seção
SOLUÇÃO
Informações sobre o hotfix para Windows XP
Baixe o hotfix no link abaixo, aplique-o somente aos sistemas que apresentarem esse problema específico.  contate o suporte e atendimento ao cliente Microsoft para obter o hotfix.
LINK http://support.microsoft.com/contactus/?ws=support

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
Este problema costuma ser causado por erro de drivers, algum dispositivo (ou seu driver) está causando problemas, uma forma de tentar soluciona-lo:
1º com o botão direito em "computador" > propriedades > gerenciador de dispositivos:
2º Verifique se aparece algum dispositivo com um ponto de exclamação amarelo, se houver, anote a marca e modelo deste dispositivo, entre no site do fabricante (ou pesquise no google) para baixar o driver atualizado, em seguida remova-o (botão direito sobre o driver com o ponto de exclamação amarelo) e reinicie o computador, assim que reiniciar, uma tela aparecerá "Novo hardware encontrado"  reinstale usando o driver atualizado baixado anteriormente
Outra possibilidade é executar a restauração do sistema.



Espero te ajudado, em breve a continuação deste artigo.
um forte abraço a todos!

4 comentários:

  1. hey andré, peguei um note com esse erro de Blue Screen..

    vlws (y)

    ResponderExcluir
  2. meu PC ta dando esse erro eu limpei a RAM mas só diminuiu a frequência do erro mas ele continua

    ResponderExcluir
  3. Vc poderia descrever p erro especificamente? Na terceira linha da tela azul, aparece o nome do erro, esta informaçao ajudaria a resolver seu problema. Porem alguns testes podem ser feitos pra testar:
    Se vc tem 2 ou mais modulos de memoria, retire um e reste, claro q a performance da maquina sera afetada, mas se o problema persistir, retire o módulo de memoria que estava conectada, coloque a que estava fora novamente e teste denovo, pode ser que um dos módulos de memoria esteja com defeito.
    Em ultimo caso, substitua a memoria por outra compatiível apenas para teste.
    Outra dica; existem programas que yestam a memoria RAM, se vc estiver usando Windows vista ou 7, no painel de controle e ferramentas administrativas, clique em "diagnóstico de memoria do Windows" reinicie a máquina e deixe o teste executar, se a memória estver com defeito aparecerá na tela!
    Qualquer dúvida deixe outro comentario!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html