Pesquisar por palavra-chave:

sábado, 16 de abril de 2011

Detectando defeitos de hardware facilmente (parte 2)

Defeito 2


Computador acende os led's e liga as ventoinhas mas não aparece nada na tela.

a-)Começando do básico, o primeiro item que deve ser verificado é o seletor de voltagem da fonte do computador, que por padrão vem para 220V, mesmo sendo algo simples, poucos usuários percebem isso. Ao tentar ligar um computador cujo a fonte está configurada para 220V em uma tomada 110V, o computador acenderá os led's mas não iniciará pois não tem tensão suficiente pra isso.

b-)verifique os cabos do monitor, outro problema comum mas quase nunca verificado.

c-)Se o computador emitir Beeps intermitentes, o problema pode ser a memória RAM, verifique se estão bem encaixadas, remova as memórias dos slots, limpe os contatos com uma borracha (aquelas usadas pra apagar lápis) encaixe devolta nos slots e teste o computador (lembrando que todas as vezes que for remover ou inserir itens de hardware o computador deve estar desligado)

d-)Outro defeito comum está nas configurações da BIOS (setup), para voltar as configurações para as originais de fábrica, mude o Jumper "clear cmos"de posição por alguns segundos (20 segundos por exemplo) e coloque-o devolta no lugar, depois tente ligar o computador novamente. este "jumper" foca sempre próximo da bateria da placa-mãe, tem 3 pinos, o jumper sempre conecta 2 deles, basta mudar a posição do jumper ligando o pino do meio com o pino do outro lado. (note que na imagem abaixo, tem um pino "sobrando")


2 comentários:

  1. Vou tentar dá esse Jumper (clear cmos) aqui na minha placa, pois, não aparecia nada no monitor mas a placa mãe ligava, de repente a ventinha do processador parou de funcionar e a placa se desligou, tentei ligar logo em seguinda, mas não ligou. O mas estranho é que a Led do mouse optico continua acessa, mas a placa não liga! Ai não sei se a placa esta queimada ou não.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elegibo, no seu caso acredito q o problema não será resolvido com o clear-cmos, provavelmente o problema está na placa-mãe mesmo ou na fonte de alimentação, um dos casos q podem fazer o computador não ligar mais é a existencia de algum periférico em curto-circuito, remova periféricos externos como teclado, mouse, cabos de rede e impressora e teste novamente, se o problema persistir, tente também desconectar peças internas, como HD e DVD, se alguma destas peças estiver em curto, a fonte não liga pois tem uma proteção contra surto, lembre-se de desligar o cabo de força da fonte antes de desconectar qualquer peça. Outro detalhe é justamente o jumper Clear-cmos, se vc coloca-lo na posição "clear" dentro de 10 segundos vc deve coloca-lo devolta na posição normal ou o computador não vai ligar ok?
    Me avise sobre o resultado dos testes, assim podemos concertar seu computador aqui mesmo no blog.
    Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html