Pesquisar por palavra-chave:

domingo, 7 de novembro de 2010

Keyloggers, querem sua senha!

A tradução de keylogger seria registrador de teclas, é exatamente isso que eles fazem, registram tudo que foi digitado no teclado, isso é claro inclui senhas.
Estes programas são usados especialmente por pessoas mal-intencionadas para furtar as senhas de orkut, MSN, e-mails ou até senhas de contas bancárias. Estes dados registrados, pelos keyloggers (ou simplesmente KL), são enviados por e-mail para o hacker que o programou.
Atualmente, os sistemas bancários criaram uma forma de evitar que keyloggers registrassem dados do teclado comum, criando em suas páginas o “teclado virtual”, mas enquanto poucos profissionais em segurança da informação tentam resolver, uma esmagadora maioria de hackers tenta destruir, os KL´s atuais podem até mesmo fotografar e filmar a tela do computador, portanto, nem o teclado virtual está seguro, as chances de escapar são poucas vendo por este ponto-de-vista.
Existem KL´s que são facilmente encontrados em sites conhecidos de downloads, como o exemplo do Keylogger Ardamax, ou KGB, que apresentam até um programa para esconder keyloggers em fotos e músicas, assim quando ma vítima acredita estar simplesmente clicando em uma música, um script é gerado para a instalação do KL sem que ninguem perceba enquanto a música toca.
A explicação destes desenvolvedores, é que o keylogger foi criado para que chefes de empresas pudesse “espionar” o que seus funcionários estão fazendo no computador, ou para vericar, o que acontece com seu computador quando voce não está em casa.
Parece assustador, mas contudo, existem maneiras de proteger seu pc, a maioria dos anti-virus de boa qualidade detectam a presença destes programas, que são na verdade “Spywares” ou “Worm´s”. Uma outra dica é instalar um programa anti-spyware, também facilmente encontrado para download. Outra dica importante, embora um pouco complicada de configurar, é a instalação de um bom firewall.
Mas na minha opinião, a mais importante ferramenta contra spywares e keyloggers, é o próprio usuário, muito cuidado com link´s, musicas ou fotos enviados no orkut ou no MSN, mesmo sendo de um amigo e conhecido, sempre desconfie. Verifique sempre se seu anti-virus está ativado e atualizado, sendo que muitos destes malwares podem até mesmo desativar seu anti-virus.



3 comentários:

  1. Boa noite, valeu pela dica Professor, eu faço todas as minhas transações bancarias pela Net.
    será que vc poderia me indicar um antivírus bom, pode ser pago porém quero um bem leve

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html